UM MAL POUCO COMENTADO, A POSTURA DO IDOSO!

Apesar de ser um tema pouco falado, a postura dos idosos, no geral, é muito ruim e consequentemente atrapalha em diversos outros sistemas do corpo. Por exemplo, olhe para a pessoa a sua volta ou pra você mesmo, agora veja se tem os ombros pra frente e a coluna encurvada, como uma corcunda? Se a resposta for sim, imagine que dentro do seu tórax ou da pessoa analisada existe um pulmão fazendo muita forma para conseguir expandir, ou seja há uma sobrecarga de outro sistema, no caso o respiratório, causado pela má postura, nesse caso a “corcunda”! Sendo assim, nesse texto vamos conversar sobre a postura do idoso e as consequências da falta de alinhamento para a saúde em geral!

Antes de falar quais são as alterações posturais no corpo com mais de 60 anos precisamos entender porque essas mudanças acontecem. Ao longo do envelhecimento ocorre uma diminuição da elasticidade dos músculos e articulações, eles tornam-se mais rígidos e com menor poder de absorção de cargas, diminuição da massa muscular e óssea levando a movimentação com mais dificuldade e desequilíbrio entre os músculos do corpo.

As alterações:

  1. Estatura – A partir dos 40 anos a estatura começa a reduzir em torno de 1 cm por década, isso ocorre por causa do encurvamento da coluna vertebral, desidratação e consequente diminuição dos discos intervertebrais, diminuição do arco plantar (aquela curvinha na sola do pé) e a diminuição dos órgãos internos como os rins e fígado.
  2. Rigidez articular – naturalmente as articulações também envelhecem e vão ficando mais rígidas, porque ocorre a perda de líquido e de colágeno, a principal manifestação clinica é a dificuldade de fazer movimentos, principalmente ao amanhecer, quando a articulação fica mais “dura” segundo o relato dos próprios idosos, além disso, doenças como artrite, artrose, inflamações durante a vida e traumas articulares como entorses aceleram o problema.
  3. Massa óssea – a arquitetura do osso sofre muitas perdas durante o processo de envelhecimento, para entender esse conceito é importante saber do que é formado o osso:  muito cálcio e colágeno e em menor quantidade, sódio, magnésio, potássio e zinco, proteínas e lipídios. Esses minerais começam a ser menos absorvido pelo osso durante o envelhecer, por isso é necessário fazer uma reserva durante a vida adulta para não sofre com a osteopenia ou a osteoporose na velhice. A taxa média de perda óssea é de 0,4% por ano a partir dos 50 anos, sendo que na mulher pode ser bem mais, vai depender do ritmo de secreção de hormônios.
  4. Movimentos antálgicos – as dores também causam a má postura, pois o idoso adota movimentos e posturas antálgicos para fugir da dor, as vezes a pessoa nem percebe que não está jogando peso no pé que torceu, ou que está com uma inclinação causado por uma dor na coluna, esses movimentos, muitas vezes, são independentes da nossa vontade.
  5. Postura – Fazendo um resumo das ocorrências posturais durante o envelhecimento, acontece o aumento da curvatura cifótica (corcunda) da coluna vertebral, diminuição da curvatura localizada na região lombar, aumento da flexão dos joelhos, deslocamento posterior das articulações dos quadris e inclinação do corpo para frente

Essas transformações posturais são frequentes e maléficas ao corpo, pois acarretam dificuldades, incapacidades e perda da qualidade de vida. A boa notícia é que essas alterações podem ser evitadas ou postergadas com prática de exercícios e tratamento fisioterápicos, mas esse é o tema da próxima semana, até lá!

Dra. Giana Ramos é graduada em fisioterapia (São Camilo – SP), Especialista em ortopedia e traumatologia (Santa Casa – SP), Especialista em Docência no ensino superior (SENAC – SP). Formação em Reeducação Postural Global e Auriculoterapia – (FENAFITO – SP). Professora do curso de formação de cuidadores de idosos (SENAC – SP), empresária do Centro de Atendimento Especializado (CAESP SAÚDE), gestora do programa de qualidade de vida na terceira idade da Vila Maria Zélia – Belenzinho – SP.

Giana Ramos escreve às terças-feiras no Universo Jatobá.

Am wahrscheinlichsten, also unterdrückte er Potenzmittel24at lautesten Sound. Oder Sie müssen etwas ändern, aber dann werden Sie es definitiv verstehen.