Conheça All-On – Mais Cia

Você sabia que uma pesquisa realizada pelo IBGE, em 2017, mostrou que as pessoas que têm entre 60 e 64 anos representam 11% de todos os brasileiros diagnosticados com transtornos depressivos?
Isso faz com que essa seja a faixa etária com o maior índice de diagnóstico de depressão no nosso país. A parte ainda mais triste é que esse número não para de crescer com o passar dos anos.
Uma outra estatística assustadora divulgada também no final de 2017 pelo Ministério da Saúde a partir do primeiro Boletim Epidemiológico de Tentativas e Óbitos por Suicídio no Brasil mostra como a taxa de suicídio entre os idosos com idade superior a 70 anos é muito elevada.

Para você ter uma ideia, nessa faixa etária, foi contabilizada uma média de 8,9 mortes por 100 mil habitantes nos últimos 6 anos, sendo que a média do país é de 5,5 por 100 mil. Consegue entender a gravidade da situação?

Os fatores que podem causar esse alto índice de depressão nas pessoas da terceira idade estão relacionados à aposentadoria e às suas consequências, como a sensação de inutilidade, a diminuição da renda mensal, o isolamento social e a ausência de novas conquistas profissionais, assim como doenças, problemas financeiros, mortes de entes queridos, etc.
Uma das principais maneiras de prevenir a depressão ou auxiliar em seu tratamento é contratar um acompanhante para que o idoso não se sinta solitário e isolado. Isso reduz bastante as chances de desenvolvimento dessa e de outras doenças.

A importância da companhia para idosos
É normal que, nos dias de hoje, os familiares de idosos não tenham muito tempo para ficar com eles. Isso não é por falta de vontade, mas sim pela vida ocupada que levam. É comum também que os mais velhos morem sozinhos e não tenham mais o cônjuge ou os amigos para lhe fazer companhia.

Estar nesta condição nesta etapa da vida pode trazer sintomas depressivos com intensidade, como desânimo, insônia ou sono excessivo, perda ou ganho brusco de peso, tristeza profunda, cansaço, abuso de substâncias químicas, paranoia, baixa concentração e memória, pensamentos sobre morte, entre outros.

É por isso que contratar um acompanhante é tão importante. E não pense que acompanhante é o mesmo que o cuidador. O acompanhante se dedica a passar algumas horas por dia com o idoso, proporcionando-lhe uma companhia agradável e alegre, que melhore a qualidade de vida e o bem-estar da pessoa.

Entre as atividades mais realizadas pelos acompanhantes estão:
• Sair com o idoso para ir tomar um café ou comer alguma coisa;
• Ler livros, jornais ou revistas que sejam do seu interesse;
• Auxiliar e ensinar o manuseio de dispositivos eletrônicos;
• Acompanhar ao médico, ao banco, ao supermercado ou outro lugar;
• Conversar sobre o que a pessoa quiser.

É importante selecionar uma organização que seja referência e ofereça os melhores profissionais para fazer esse acompanhamento. Felizmente, a All-On possui o serviço chamado Mais Cia, que conta com colaboradores com alto nível cultural e prontos para fazerem companhia para os idosos.

A postura da All-On é multidisciplinar e acolhedora. Proporcionamos serviços de qualidade em seu domicílio com uma equipe eficiente e habilidosa. Entre em contato para conhecer ainda melhor o que podemos proporcionar aos seus amigos ou entes queridos que já entraram na terceira idade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *